• Click aqui

    Agentes do DEGASE são ameaçados de morte e agredidos por menores infratores.



    Por volta das 10:30 desta terça feira (12/07), durante procedimento de transferência de internos entre unidades, dois Agentes do DEGASE foram cercados ao chegarem na unidade da Penha (CRIAAD). Os Agentes estavam encaminhando um interno da unidade , na Ilha do Governador. De acordo com um dos Agentes, ao chegarem no local para entregar o adolescente que estava recebendo a progressão de medida de internação para semiliberdade, houve um problema com a documentação do menor, o que ocasionou a não recepção do mesmo por parte da unidade de semiliberdade. Neste momento, jovens que cumpriam medida no local, insatisfeitos com a recusa da unidade em receber o menor e irritados com o retorno do mesmo para a unidade de internação, passaram a hostilizar os Agentes que conduziam o jovem, afirmando que ele não iria retornar com eles. 
    O grupo de menores, que estava no estacionamento da unidade - local proibido para circulação de internos - se juntou e cercou os dois Agentes, afirmando que só sairiam dali mortos. Um dos internos chegou a pegar um cabo de vassoura e quebrar, tentando perfurar a barriga do Agente em seguida. Após a agressão, os Agentes conseguiram sair da unidade com o jovem, retornando para a unidade de origem. Os Agentes foram  encaminhados ao hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, onde foram atendidos. Após o atendimento, os dois foram até a 22DP (Penha), onde registraram a ocorrência. Na quarta feira (13/07), os dois comparecerão ao IML, onde será feito o exame de corpo de delito. Imagens das câmeras de segurança do local podem ter filmado a ação dos infratores, que segundo os Agentes, pareciam estar drogados. 
    Somente no mês de Junho, dois assaltos foram cometidos na unidade. No dia 01/06, funcionário do posto de saúde que fica ao lado da unidade, tocou a campainha do local para entregar a carteira de um Agente, que teria sido furtada de sua mochila por um menor infrator no interior da unidade e arremessada por cima do muro em direção ao posto. Na ocasião, R$150,00 foram furtados. No dia 29/06, ladrões arrombaram a porta da sala de informática do local, levando cinco monitores e um projetor de imagens. No dia 25/05, dois menores que cumpriam medida na unidade, após serem liberados para passar o final de semana em casa, resolveram voltar e pular o muro da unidade, armados com facas, onde renderam e roubaram os celulares de dois Agentes do local. 
    Os Agentes do DEGASE não possuem porte de armas, apesar de haver Projeto de Lei na Assembleia Legislativa pretendendo conceder o direito aos Agentes, que são responsáveis pela segurança do sistema socioeducativo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia