• Click aqui

    Casa da Cultura é Repaginada em Comemoração ao 21° Aniversário de Iguaba.

    A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura reinaugurou a Casa da Cultura Simonides Valladares Guimarães, na última quinta-feira, dia 16 de junho. Com uma nova finalidade, a Casa ganhou acervo Histórico Cultural de Iguaba, abrigando o Centro de Memória Municipal. Assim, os iguabenses, turistas, amigos, novos moradores e estudantes encontrarão toda a referência histórica da cidade.

    De acordo com a Coordenadora de Cultura, Débora Cinosi, o Centro de Memória conta a história do Município: “Através, de representações da fauna, flora, aspectos culturais, personalidades e toda a trajetória do processo de Emancipação de Iguaba. Além, do caráter artístico, peculiar à Casa da Cultura”.

    Na data, houve apresentação do Coral Estudantil Palmeiras Imperiais, do Espaço de Arte Bruna Marinho, da Corporação Musical de Iguaba Grande Simonides Valladares Guimarães (COMIG), da COMIG Mirim e do Grupo Teatrama. Além, do lançamento do livro “Estrada de Ferro Maricá, Estação Iguaba Grande” do autor, Célio Pimentel, com sessão de autógrafos.

    Segundo Bruna Marinho, do Espaço de Arte, que leva seu nome, o espetáculo apresentado é um repertório nacional e estará circulando nos bairros e nas cidades da Região dos Lagos, á partir de agosto: “Acho importante, que a cidade tenha algo, que possa contar e mostrar, para os visitantes. Além, de apresentar um ponto de encontro, para cultura local”.
    Perla Duarte, fundadora do Grupo Teatrama recebeu o convite do Diretor de Cultura, João Gabriel Cortêz, para realizar uma esquete para a reinauguração:“ Nós decidimos representar a família do homenageado, Simonides Valladares Guimarães, tendo ele, a sua esposa e uma de suas filhas, como personagens”.

    João Gabriel foi o idealizador do projeto de transformação da Casa da Cultura: “Depois de muitas realizações, hoje, é com muita alegria e satisfação, que estamos transformando a Casa da Cultura, em Centro de Memória; onde todos podem interagir, com a história do município”.

    De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Sheila Atalla, a Casa foi implantada com uma finalidade diferente: “Um povo sem cultura é um povo sem memória, e sem memória, repetimos os erros do passado. O atual Governo está resgatando essa história e estamos querendo dar a Casa, o tratamento que ela merece, valorizando a arte do iguabense, um povo que tem um talento artístico e musical nunca visto. A idéia é trazer a cultura e a arte, em suas mais diversas formas de expressão”.

    A família de Simonides Valladares Guimarães foi representada pela neta Delaila Guimarães e pelo bisneto Bernard Guimarães. Além da presença de representantes artísticos culturais do município e de cidades vizinhas, como Ruy Magalhães, presidente da Academia de Ciências, Artes e Letras de Iguaba Grande; Cid Magiolli, presidente da Academia Araruamense de Letras; Marcelo Reis de Azevedo, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Iguaba Grande; Vilma Mello, presidente do Centro Missionário de Cultura de Iguaba Grande e Jorge Costa, do Conselho Estadual de Cultura, representante da Baixada Litorânea, entre outras autoridades.

    Em seu discurso, a Prefeita Grasiella Magalhães aproveitou o momento para apresentar aos presentes, o Sr.Nelson Ramalho: “Queremos resgatar a nossa história, a história de Iguaba Grande. Quero fazer uma justiça, que não fizeram nos livros. Quero falar de um homem, que fez muito para a emancipação da cidade e não é reconhecido. Nem todos, que estão nos bastidores são reconhecidos. Quero convidar para subir aqui, Nelson Ramalho. Ali dentro da Casa da Cultura tem a história da cidade. Mas, nem todos foram mencionados ou mostrados. Por isso, quero registrar e apresentar, para todos vocês uma pessoa muito importante para a história da nossa cidade”.

    O Centro de Memória da Casa da Cultura funcionará de segunda à sexta, das 8h às 17h. E as Escolas e Projetos Sociais podem agendar visita guiada.

    Texto: Andréa Morais
    Foto: Alexandre Oliveira

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia