• Click aqui

    UPA de Cabo Frio registra aumento nos casos de pacientes com doenças de inverno


    “Se tratadas adequadamente, essas doenças não têm maior gravidade, embora tragam grande desconforto. Por isso, é fundamental conhecer suas diferenças e ficar de olhos nos sintomas”, diz a pediatra Gabriela Magalhães.

    No inverno, muitas pessoas são acometidas pelas alergias respiratórias. O clima seco e mudanças bruscas de temperatura colaboram para que enfermidades como gripes, resfriados, amidalites e dores de ouvido se espalhem rapidamente. Dos problemas mais comuns que se agravam com a temporada fria estão a rinite, a bronquite e a asma, que atingem principalmente as crianças. 

    Na UPA do Parque Burle, nos últimos meses, as ocorrências dessas doenças aumentaram em 40%. Em alguns casos, como a sinusite, este número é quase 80% maior.

    – Se tratadas adequadamente, essas doenças não têm maior gravidade, embora tragam grande desconforto. Por isso, é fundamental conhecer suas diferenças e ficar de olhos nos sintomas – diz a pediatra Gabriela Magalhães.

    A alergia é um problema de saúde relacionado ao sistema imunológico, que se desenvolve dependendo de fatores como: contato com substâncias reconhecidas como estranhas para aquele organismo ou ambiente onde a pessoa vive e que podem ou não facilitar o desencadeamento da hipersensibilidade. Muitas vezes, sintomas que as pessoas entendem por gripe ou resfriado são, na verdade, alergias. Esses sintomas se agravam no inverno porque a proliferação de mofo encontra no tempo frio a temperatura ideal, e os ácaros, que se multiplicaram durante todo o resto do ano, saem dos casacos e mantas que ficam guardados no armário. O resultado é a manifestação das alergias de inverno.

    De acordo com a médica Gabriela Magalhães, que coordena a pediatria da unidade de saúde, é importante que as pessoas estejam atentas a sintomas característicos, como tosse constante, dor no peito, coriza abundante, espirros frequentes e, ao aparecimento deles, busquem ajuda médica. Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo.

    Evitar tapetes, cortinas, brinquedos de pelúcia, animais dentro de casa, cobrir travesseiros e colchão com capa antialérgica (trocar a cada dois anos), e a cada 15 dias colocar para pegar sol, além de medidas de limpeza para remoção do ácaro e da poeira, também podem ajudar a evitar as alergias.

    – É importante não fazer a automedicação. Procure um pediatra para fazer o tratamento mais adequado para o seu filho – alerta a médica.

    Ela lembrou ainda que crianças não devem usar descongestionantes nasais, principalmente as menores de sete anos. O uso do soro fisiológico ajuda a lavar as narinas, e tornar a secreção mais fluida, o que torna mais fácil a sua eliminação, na deglutição ou pelo nariz. E ainda ajuda a evitar as doenças bacterianas, pela contaminação da secreção que se acumula.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia