• Click aqui

    Seminário “Drogas Por Quê? Desafios para a Educação” aconteceu nesta sexta no CIEP



    312 pessoas participaram do encontro realizado pela Fundação Milton Campos em parceria com a Prefeitura de Iguaba Grande

    O Seminário “Drogas Por Quê? Desafios para a Educação” foi destaque desta sexta, dia 10, no CIEP Brizolão 457.  O evento que recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande é uma realização da Fundação Milton Campos e contou com uma equipe pedagógica de especialistas de multiplicadores para desenvolver um trabalho de capacitação para coordenadores e diretores das escolas, assistentes sociais, representantes de saúde e líderes religiosos para a prevenção do uso de drogas.

    A Fundação Milton Campos para Pesquisas e Estudos Políticos (FMC), é uma organização que somou esforços com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e através dessa parceria foi elaborado o projeto “Drogas Por Quê? Desafios para a Educação” onde são promovidos seminários de capacitação por todo o Brasil.

    O objetivo desse seminário que já foi realizado em 9 Estados do país é propagar para as famílias, educadores de escolas públicas e privadas, agentes de saúde, assistência e segurança, formadores de opinião e a população em geral sobre a prevenção do uso indevido de drogas e através desses articular ações que diminuam os problemas associados ao consumo.

    As inscrições para o evento foram feitas no site oficial do programa, que ao total disponibilizou 300 vagas para o público alvo alcançando um total de 312 participantes no município. As pessoas que estavam inscritas na conferencia receberam um kit composto por cartilhas explicando sobre as drogas, cartilhas destinadas a educadores e material de atividades para os momentos das palestras.

    O seminário teve a participação do palestrante Aurélio de Souza, Psicólogo Clínico, Especialista em Farmacodependência pelo PROAD/UNIFESP e também Consultor em Saúde do Trabalhador e em prevenção do uso de drogas, da professora, Isabel Costa, especialista em Prevenção ao uso de Drogas pela PUC/SP, autora de livros didáticos e manuais sócios educativos e da Psicóloga, Vera da Ros, graduada em letras e mestre em Ciências Humanas pela PUC/SP, atua como especialista em Prevenção ao uso de Drogas e AIDS e especialista em dependência química e em redução de danos pela UNIFESP.

    “Essa é uma ação que demonstra o nosso compromisso com a população de Iguaba Grande e especialmente os nossos jovens, pois estamos aqui tratando de um assunto que sensibiliza a todos e por conta disso eu solicitei a atenção da Fundação Milton Campos para a questão das drogas que infelizmente é um mal generalizado que tem crescido a cada ano”, declarou a prefeita Grasiella Magalhães.

    A professora da Escola Municipal Nerea Esther Batista Alcoforado, Edna Ramalho, fala sobre a importância de receber mais informações e capacitação para ajudar a lidar com os problemas que tem assolado a sociedade atualmente. “Devido ao número de casos de jovens que estão envolvidos com as drogas, é muito importante nós educadores estarmos por dentro do processo de prevenção para ajudar os nossos alunos e aos familiares que já convivem com esse problema”, ressaltou a professora Edna.

    “O nosso objetivo é muito mais que desenvolver palestras, trouxemos atividades e por meio delas mantemos uma relação de trocas com os nossos participantes. Através do que eles já sabem vamos fornecer ferramentas para que eles venham lidar com o seu determinado público. A nossa intenção é que seja ampliada a noção do que são as drogas, além de entender que droga não é só aquela que é proibida e demonstrar o que se tem na cidade para que ele use como recurso para prevenção”, concluiu a Psicóloga e Especialista em Prevenção de Drogas e AIDS, Vera da Ros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia