• Click aqui

    Obras do Museu do Sal seguem a todo vapor em São Pedro da Aldeia



    A construção do primeiro Museu do Sal do Brasil, uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, continua a todo vapor. O casarão que será a sede do museu passa por revitalização, recebendo intervenções como restauração e construção de paredes, retirada do emboço original e preparação de contrapiso. Fruto de convênio com o Ministério do Turismo, o museu aldeense terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo ao trabalho em salinas na cidade.

    "É com muito satisfação que estamos realizando essa obra, que é um resgate da história da nossa cidade e região. O museu é a união de  cultura, turismo e educação", disse o Prefeito Cláudio Chumbinho. 

    Elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, o projeto contempla duas salas de exposição (Sala de Exposição Salinas e Sala de Exposição Senzala), sala de administração e manutenção de acervo, copa de apoio, recepção e loja, além de cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos, deck de madeira e moinhos, entre outros.

     Criado para ser autossustentável, o Museu do Sal contará com captação de água da chuva para abastecimento de dois tanques de água e uso de energia eólica para abastecer a casa e a praça de entrada através de moinhos. O museu aldeense também terá piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão, além de rampas.

    Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb fala sobre a obra. “Estamos numa fase preliminar, de reforço da estrutura existente, fazendo toda a restauração do casarão antigo, que possui diversas características da indústria salineira. O Museu do Sal de São Pedro da Aldeia vai ser um centro de estudo, pesquisa, visitação e convivência. Dessa forma, estaremos preservando a memória do trabalho salineiro”, disse.

    O museu aldeense irá reunir a memória histórica do trabalho em salinas, que foi uma das principais atividades econômicas do município e da Região dos Lagos por muito tempo. O acervo está sendo montado pelo Historiador da Cultura e do Patrimônio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer, Geraldo Ferreira. Quando pronto, o espaço também poderá ser usado para realização de eventos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia