• Click aqui

    Semei mantém serviços de atendimento médico aos idosos de Cabo Frio




    Vacinação contra a gripe também faz parte das atividades

    Termina nesta sexta-feira (dia 22) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público alvo compreendido entre idosos, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, mulheres que tenham dado à luz há 45 dias e trabalhadores da saúde. Em Cabo Frio, no entanto, a campanha começou no último dia 11, com uma semana de atraso, e até agora somente 20% do público alvo foi imunizado.
    Os idosos fazem parte do maior grupo de pessoas a serem imunizadas, e também do maior grupo de risco por complicações causadas pela gripe. Por isso a Secretaria Municipal da Melhor Idade (Semei) de Cabo Frio também aderiu à campanha, e durante dois dias promoveu uma ação interna conseguindo imunizar 380 idosos.
    - Esse número é muito pequeno perto da quantidade de pessoas com mais de 60 anos que temos cadastrada da secretaria, algo em torno de seis mil idosos. Por mais que a gente alerte para os riscos da gripe, e para a importância da prevenção, infelizmente muitos idosos acabam acreditando no mito que se criou de que a vacina causa gripe, e por isso não buscam a imunização – alerta a secretária Cristiane Fernandes, reforçando o pedido para que até sexta-feira os idosos que não foram imunizados procurem um posto de saúde para tomar a vacina.

    Prevenção contra dengue e outras doenças


    Uma recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que idosos e doentes crônicos estão mais propensos a pegar dengue do que pessoas de outras idades e grupos. Atenta a isso, mesmo com todos os cortes realizados pelo Governo Municipal com o objetivo de organizar as finanças da prefeitura por conta da crise dos royalties, a Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio continua investindo na prevenção e melhoria da qualidade de vida dos mais de seis mil idosos cadastrados no Centro Especializado da Melhor Idade (Cemi), localizado na Avenida Teixeira e Souza, 2228, no bairro São Cristóvão. Por lá, diariamente centenas de idosos fazem atividades físicas diárias como tai chi chuan, hidroginástica e aula de dança, e também recebem acompanhamento médico, psicológico e fisioterápico com acupuntura, RPG e outras especialidades. Até mesmo a secretária Cristiane Fernandes, pós graduada em Geriatria e Gerontologia, coloca a mão na massa e ajuda as enfermeiras na aferição da pressão arterial dos idosos.
    - Para trabalhar com idosos a pessoa tem que gostar, tem que ter vocação de verdade, e aqui no Cemi todo mundo trabalha com muito amor. Todo mundo se dedica muito aos nossos idosos, a melhorar a qualidade de vida deles, e como pós graduada em Geriatria e Gerontologia eu não poderia ficar apenas delegando: está no meu sangue, assim como de todos daqui, se doar aos nossos idosos de corpo e alma – explicou a secretária, correndo, logo em seguida, para atender outro idoso que aguardava atendimento.
    Ao todo o Cemi oferece mais de 70 atividades, de segunda à sexta, das 7 às 19 horas. Todas são gratuitas, e para participar basta que a pessoa tenha idade a partir de 60 anos, e compareça ao Cemi portando duas fotos 3x4, comprovante de residência de Cabo Frio, além de cópia e original de carteira de identidade e CPF.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia