• Click aqui

    SEME garante segurança nutricional e alimentar aos alunos de Cabo Frio


    Treinamento para os profissionais que atuam nas cozinhas escolares é a chave para uma alimentação de qualidade nas escolas do município

    Boas práticas e atenção redobrada também nas cozinhas das unidades escolares fazem parte das orientações da Secretaria de Educação de Cabo Frio (SEME) aos profissionais da Rede Municipal. Por meio da Divisão de Nutrição Escolar, a Secretaria promove o treinamento de manipuladores de alimentos, mais uma capacitação para os profissionais que atuam com alimentação escolar, como cozinheiros e auxiliares, também chamados de manipuladores de alimentos.

    O treinamento reforça as orientações previstas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ainda atende à Resolução - RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em que fica estabelecido que os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos”.

    Neste ano, as orientações acontecem diretamente nas escolas através das nutricionistas da SEME. Elas aproveitam ainda para rever o Manual de Boas Práticas – documento obrigatório para todas as unidades de alimentação e nutrição que foi distribuído no ano passado durante um encontro para o mesmo público.

    O objetivo principal das visitas técnicas é tratar sobre os procedimentos corretos de higienização e manipulação de alimentos, desde a entrega e armazenamento até a distribuição nos refeitórios escolares e fiscalizar o serviço. Assim, a equipe de Nutrição Escolar pode garantir a segurança alimentar dos alunos.

    A capacitação dos profissionais que atuam nas cozinhas das escolas da rede municipal cabofriense foi adotada desde o início da atual gestão municipal. Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, a alimentação escolar é uma das ações de destaque em que a prefeitura de Cabo Frio faz questão de investir e a formação dos profissionais é parte importante desse investimento.

    – Contamos com uma equipe multiprofissional que garante a qualidade e preparo adequado dos alimentos, como os nutricionistas que elaboram o cardápio de todas as escolas com base em uma dieta nutritiva que contribui para o desenvolvimento dos alunos. Já os manipuladores de alimentos cuidam da alimentação com dedicação, sempre atentos aos cuidados essenciais no preparo dos alimentos e, ainda, são bastante atenciosos com os nossos alunos, sempre dispostos a contribuir.

    Todas as unidades escolares serão atendidas até maio de 2015. Os agendamentos são feitos diretamente com os diretores de cada unidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia