• Click aqui

    Projeto da Prefeitura de Cabo Frio incentiva ginástica artística para crianças


    Flexibilidade e coordenação motora são fundamentais para o sucesso de um ginasta


    A ginástica artística – que no passado, era conhecida como “ginástica olímpica” – é o conjunto de exercícios corporais que podem ser realizados no solo ou com auxílio de aparelhos. Em Cabo Frio, crianças das comunidades podem contar com a atividade no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado. A ginástica artística faz parte das atividades do projeto “Crescendo com o Esporte”, desenvolvido pela Prefeitura.

    Participando do projeto desde 2012, o professor de Educação Física Edson Olaendre Gonçalves, pós-graduado em ginástica olímpica, conta as possibilidades de representar Cabo Frio em grandes campeonatos.

    - Estamos com treinos fortes, e temos a grande possibilidade de estar no Campeonato Brasileiro de Tumbling, uma modalidade solo, nova no Brasil, na qual o ginasta ganha velocidade e força de impulso, executando, ao longo de uma pista de 25 metros, uma série de mortais e piruetas. Nosso trabalho com o preparatório favoreceu a inserção do atleta nessa nova modalidade – diz Edson.

    Umas das revelações do grupo, Said Rocha pratica o esporte há dois anos. O atleta participou da competição de Tumbling em Rio das Ostras, no ano passado e trouxe a medalha de ouro para casa.

    - Sempre foi meu sonho, vendo na televisão, sempre gostei. Eu quero aproveitar esta oportunidade que é gratuita, por que é um esporte caro e meus pais não teriam condições de manter para mim. Eu quero evoluir mais e chegar a uma Olimpíada. Em 2020, tô dentro! – afirma, animado, o estudante.

    Os atletas que são destaques influenciam os novos alunos. Tatiana Coelho, mãe de Maria Eduarda, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, fez questão de acompanhar a filha em sua primeira aula.

    - Ela sempre quis fazer.  Fizemos uma pesquisa e vimos que aqui, além da gratuidade, conta com profissionais especializados. Acho que precisamos valorizar esse tipo de trabalho, porque se não tivesse na nossa cidade teríamos que ir para fora, tem o gasto, é mais difícil - fala Tatiana Coelho.

    A professora de Educação Física Ana Paula Costa Mendes, pós-graduada em Ciência do Corpo Humano, também é treinadora do projeto. Segundo Ana Paula, a força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treinamento, são fundamentais para o sucesso de um ginasta.

    - A ginástica é uma atividade que desenvolve várias qualidades nas crianças é um esporte completo. Então quem faz ginástica prepara quase que todos os grupamentos musculares do corpo do dedinho do pé até a cabeça – diz a treinadora.

    São vários os movimentos que podem ser realizados pelo atleta durante suas apresentações na ginástica artística. A variação se dá tanto no solo, quanto nos demais aparelhos. Cabe ao técnico definir a tática, os limites físicos de seu atleta e motivá-lo.

    - É um esporte bem especifico. Para ensinar, a pessoa não pode ter só a faculdade de Educação Física, ela precisa ter sido atleta ou pelo menos, ter estagiado por muito tempo e conviver com professores para entender a técnica de cada movimento – explica Ana Paula que iniciou a carreira em São Paulo como atleta, e conta com anos de competição que a preparam como profissional.

    No total, 100 crianças estão inscrita nas aulas de ginástica artística do projeto “Crescendo com o Esporte”. As aulas acontecem de segunda à sexta, em dois horários 8h às 11h e 14h às 17h. As turmas contam com crianças de 5 à 17 anos. Para participar o aluno deve estar em dia com suas atividades e presença escolares. As inscrições são realizadas no próprio Ginásio Poliesportivo Aracy Machado. A criança deve comparecer apresentando uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, atestado de saúde e uma declaração escolar que comprove que a criança/jovem esteja estudando.

    Um comentário:

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia