• Click aqui

    Prefeitura apoia evento de aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol


    Praia das Conchas recebe corrida ecológica e desafio de stand up paddle para comemoração ao aniversário da unidade de conservação ambiental


    Criado pelo Decreto Estadual nº 42.929 de 18 de abril de 2011, o Parque Estadual da Costa do Sol recebe um evento comemorativo ao aniversário neste sábado (18/4), na Praia das Conchas.

    Organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, o evento tem como objetivo incentivar e fortalecer o turismo com a conservação da unidade. O parque terá, durante todo o dia, agentes orientando sobre a preservação do parque e interagindo com os visitantes. Na programação, oficina de reutilização e customização de caixotes de feiras; mutirão de limpezas em trilhas; a inauguração do Espaço de Leitura na base do Inea da Praia das Conchas, com a contação de histórias por Maria Cristina Monteiro. No mesmo horário, começa o percurso da trilha interpretativa do parque. A programação termina com apresentação musical às 17h.e muita música; além de uma corrida ecológica e do desafio de stand up paddle.

    Segundo o chefe do Parque Estadual Costa do Sol, André Cavalcanti a intenção é trazer a população para conhecer o Parque.

    – Nós queremos inaugurar no Parque um programa de uso público, onde a preservação e conservação vão estar de braços dados com o turismo e a recreação. Vamos valorizar as atividades de ecoturismo – disse André.

    O evento começa às 7h da manhã e a corrida ecológica promete ser fascinante para os amantes da natureza, pois o local é de uma beleza ímpar. Serão 5 km de muita emoção em trilhas com saída da Praia das Conchas, Ilha do Japonês e chegada na Praia das Conchas. Para os que gostam do stand up paddle, o percurso será de 1 km na Praia das Conchas.

    Estão disponíveis 100 vagas para a corrida e 30 para o desafio de stand up paddle. De acordo com o INEA, não há restrição para a participação. Os primeiros colocados nas duas modalidades serão premiados e haverá e medalhas de participação para os demais. As inscrições para os desafios podem ser feitas gratuitamente pelos emails eauppecs@gmail.com e parqueestadualcostadosol@gmail.com.

    Parque Estadual da Costa do Sol

    Criado pelo Decreto Estadual nº 42.929 de 18 de abril de 2011, o parque tem área total aproximada de 9.841 hectares, dividida em quatro setores, cada qual abrangendo partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

    Dentre os principais objetivos de sua criação estão: assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas, entre outros), possibilitando a recuperação das áreas degradadas ali existentes; manter populações de animais e plantas nativas, servindo como refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; oferecer oportunidades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica; possibilitar o desenvolvimento do turismo no seu interior - uma vocação natural dessa região do Estado - além de atividades econômicas sustentáveis no seu entorno.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia