• Click aqui

    Encenação da Via Sacra: 27 anos de apresentações ininterruptas.


    O grande ato de evangelização propõe ao público a reflexão sobre o sentido da Páscoa

    A Encenação do Auto da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo acontece há 27 anos na cidade de Cabo Frio. O grande trabalho de evangelização realizado pela Paróquia N. S. da Assunção com o apoio da Prefeitura acontece nessa sexta-feira (3) no Largo Santo Antônio às 20h.

    A Via Sacra se adaptou e se transformou durante os anos se tornando um grande evento que atrai pessoas de todas as religiões e cidades. Nos últimos anos, os registros de público são superiores a 30 mil espectadores.

    A encenação da Paixão de Cristo é feita por artistas do município e paroquianos, destacando o trabalho da comunidade em suas apresentações. O ator cabofriense Yuri Vasconcelos, atua há mais de 10 anos, e participa da apresentação há oito, passando pelos papéis de povo, soldado, João Batista e agora Jesus Cristo.

    - É o papel mais difícil que já representei. Todo ano, assim que começa a Quaresma eu começo a repensar, se serei capaz, se estarei pronto, afinal, quero fazer o meu melhor, mas sei também que a máxima de que "Deus capacita os escolhidos" é o que me move. Não devemos nos subjugar como incapazes das nossas missões diárias, devemos ter fé de que cada passo em direção ao servir, ao ajudar à comunidade, ao próximo é um grande passo – diz o ator.

    Cerca de 80 pessoas participam da apresentação entre figurantes e personagens principais. O papel da comunidade está presente em todos os momentos, desde a confecção das roupas e materiais cenográficos até a desmontagem dos palcos.

    - No "guarda roupa" e objetos cênicos trabalham três pessoas. Eu sou encarregado pela criação de objetos e figurino, o sr. Edgar é encarregado em executar a confecção dos objetos cênicos e direção dos mesmos e a Goretti Soveral é encarregada pelo apoio na criação, execução e direção dos figurinos. A equipe que auxilia a desmontagem é a do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia. São muitas pessoas que nos ajudam. O apoio deles é fundamental para a realização de um dos maiores eventos de evangelização – conta Guilbor Corado.

    Algumas curiosidades da encenação da Via Sacra partem da criação da equipe de material cenográfico da apresentação.

    – A roupa de Jesus Cristo é uma roupa criada para ser bonita e funcional. Ela possui alguns recursos que ajudam no desenvolver das cenas tais como: descer até a cintura para a execução do flagelo, subir para a via cruz, e sair com facilidade para uma rápida retirada. Sempre que eu tenho que criar uma roupa, primeiro eu procuro saber o que se usava na época, depois eu procuro dar um toque pessoal no figurino para que a roupa seja única, como por exemplo a roupa da ressurreição de Cristo é inspirada na do Cristo Redentor – diz Guilbor.

    O principal objetivo desta grande apresentação é levar a mensagem de amor a Cristo para todos.

    – A ressurreição de Cristo é o que motiva nossa fé, pelo seu exemplo de dedicação e amor. Devemos renascer a cada dia em esperança, caridade e buscarmos seguir o seu exemplo, dar à vida pelo próximo, nas pequenas atitudes do dia a dia. A teatralização faz visível essa história que marcou a humanidade. A arte é um dom do Espírito Santo para estarmos sempre perto de Deus! – destaca Yuri.

    Descrição das cenas, pela ordem:
    - As tentações – Jesus jejua no deserto e é tentado por dois demônios, os expulsa e após, convoca os apóstolos que deverão segui-lo.
    - No palácio de Herodes – Herodes recebe a visita de Poncio Pilatos. É um palco onde acontecem dança do ventre, onde João Batista aparece desafiador, até que Salomé convence Herodes a decapitá-lo.
    - A Santa Ceia – Representa a Santa Ceia, quando Jesus consagra o Pão e o Vinho e anuncia o seu suplício.
    - Jesus é acusado no Sinédrio – Jesus é levado diante de Anás e Caifás, reage diante das acusações dos sacerdotes e é condenado pelos judeus, que o enviam para ser julgado por Pilatos.
    - Jesus diante de Pilatos – Simula o tribunal romano, quando Jesus é açoitado, recebe a coroa de espinhos e toma a cruz.
    - O Calvário – Jesus é crucificado. Diante da cruz acontece um monólogo de Maria, mostrando a visão da mãe diante do filho sacrificado.
    - A Ressurreição. Após a crucificação, Jesus ressurge dentro de uma cascata de fogos diante da capela do Morro da Guia e segue-se uma queima de fogos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia