• Click aqui

    Acia participa de encontro sobre segurança pública


    O plenário da Câmara de Vereadores de Cabo Frio sediou, hoje, mais uma edição do Café Comunitário Itinerante de Segurança Pública, realizado pelo 25º BPM em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Cabo Frio. O encontro reuniu representantes de diversos setores, entre eles o novo presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), Eduardo Rosa de Andrade, que oficialmente assumiu hoje a entidade, e compôs a mesa de autoridades ao lado do comandante do 25º BPM, tenente coronel Ruy França; da delegada da 126ª DL, Flávia Monteiro de Barro; do representante da Guarda Municipal de Cabo Frio, Joel Pires Marques; do deputado estadual Janio Mendes;  do vereador Frederico Araújo; do presidente da Amacaf, Bené do Village e da vice-presidente do CCS de Cabo Frio, Patrícia Cardinot. O comandante do 25º Batalhão abriu o encontro falando do maior problema enfrentado, hoje, pela população de Cabo Frio: a guerra entre facções.
    - Infelizmente, Cabo Frio é, hoje, nosso maior problema quando o assunto é tráfico de drogas. E como a cidade também é o coração da região, não podemos deixar que ele pare, senão haverá reflexo em todas as outras cidades. No entanto as pessoas têm a falsa impressão de que este é um problema causado pelas UPPs, no Rio, e isso não é todo uma verdade. A maioria das pessoas que são presas são filhos da terra, e somente uma minoria é de foragidos do Rio. Então, o que a gente percebe é que a guerra de facções é comandada por chefes do tráfico daqui da cidade mesmo, e é financiada por usuários de drogas daqui da cidade. É até engraçado quando a gente prende um traficante e ele diz que não tem culpa, porque não sai por aí oferecendo drogas para ninguém: são as pessoas que procuram por ele para comprar. E isso não deixa de ser verdade. Só existe o tráfico porque existe o usuário, e enquanto tiver gente que banque o tráfico, haverá essa guerra que temos presenciado constantemente – alertou Ruy França, que também chamou a atenção para a efetivação dos Conselhos Comunitários de Segurança de todas as cidades da Região dos Lagos, lembrando que em todas as reuniões o 25º BPM se faz presente, seja através da presença do comandante da corporação ou de representantes.
    A questão do tráfico de drogas também foi abordada pela titular da Delegacia Legal de Cabo Frio, Flávia Monteiro de Barros. Segundo ela, “todos os dias temos um grande número de apreensão de drogas, e isso é uma situação bastante preocupante”.
    - Para resolver isso temos que ir na raiz do problema, fazendo trabalho preventivo. Pessoalmente tenho feito isso, tenho procurado estar dentro das comunidades e perto dos nossos jovens fazendo palestra em escolas, chamando a atenção para o perigo de se entrar na criminalidade e conscientizando sobre o fato de que só existe tráfico porque existe o usuário.
    O novo presidente da Acia também fez uso da palavra, e colocou a entidade à disposição tanto do 25º BPM, como da delegacia de Cabo Frio, para participar de todas as discussões sobre segurança pública, além de prestar o apoio que se fizer necessário para a prevenção junto aos jovens da cidade.
    - Estar aqui hoje é uma grande honra pra mim porque é meu primeiro dia como novo presidente da Acia. E quero dizer que a nossa entidade está à disposição para participar de qualquer discussão que gere benefícios tanto para nossa cidade quanto para o nosso empresariado. E a questão da violência é, sem dúvida, um dos maiores problemas que enfrentamos hoje, e que causa grande reflexo negativo direto no comércio a partir do momento em que as notícias correm e afastam o turista da nossa cidade – comentou Eduardo.
    A presença de um representante da Acia na reunião foi bastante comemorada tanto pelo comandante Ruy França quanto pela vice-presidente do CCS de Cabo Frio, Patrícia Cardinot.
    - O Conselho foi fundado em 2005, e esta é a primeira vez que temos a Associação Comercial participando de nossa reunião. E isso é um motivo de muito orgulho porque é mais uma entidade de classe mostrando preocupação e se colocando à disposição para ajudar nos projetos com crianças e adolescentes. Tomara que outras entidades se animem com a presença do novo presidente da Acia, e também venham participar dos nossos encontros – convocou Patrícia.

    Novo batalhão e mais efetivo

    Assuntos recorrentes quando o tema é segurança pública, a construção de um novo batalhão e o aumento no efetivo da PM foram discutidos pelo deputado estadual Janio Mendes, e também pelo comandante Ruy França. Da mesma forma a construção de uma Delegacia Legal num terreno irregular no loteamento Long Beach, em Tamoios, ganhou voz através do representante do distrito, Alexandre Martins.
    - Precisamos provocar as autoridades a participar dessas discussões, buscando os investimentos que se fizerem necessários. É impossível administrar a segurança de toda a Região dos Lagos com apenas 800 PMs, assim como é impossível a Delegacia de Cabo Frio fazer um trabalho mais efetivo com apenas 38 policiais civis. Hoje temos a alegria de receber o apoio do novo presidente da Associação Comercial de Cabo Frio, mas se outras entidades e a própria população não se manifestarem sobre isso, infelizmente o problema não terá solução, porque não vemos nenhum plano de ganho no efetivo da polícia, a não ser em datas especiais, como o último feriado, onde recebemos o reforço de mais 80 PMs, o que também é nada tendo em vista o grande aumento populacional que temos. Em Tamoios, por exemplo, temos apenas 10 PMs para cuidar de uma população de quase 60 mil moradores – desabafou o comandante Ruy França, que no evento foi homenageado com três comendas, uma delas de Embaixador da Paz.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia