• Click aqui

    Mulheres Fora de Série - Elas estão sempre de olho no Céu e Mar. Operadoras de rádio.



    Elas estão sempre com os olhos no céu e no mar, e sobre suas mãos  a responsabilidade de muitas vidas . Estou falando destas duas mulheres operadoras de rádio da Estação Costeira Atalaia, que monitora qualquer mudança de tempo e no mar em nossa região para sempre oferecer aos nossos pescadores segurança .  Num turno a gente encontra a cabofriense Gisele Silvano Flor Gomes, que chegou na Estação Costeira por acaso, para substituir uma outra operadora que entrou em licença, mas acabou ficando e hoje já tem 9 anos de trabalho. No outro turno temos a carioca Patricia Almeida Pacheco, que é formada em pedagogia e só chegou por uma dica do pai, que é pescador e soube da vaga.  Ela  já tem 24 anos de serviço.
    Gisele chegou para um período temporário e já está há 9 anos.

    Duas amigas que coordenam a entrada e saída das embarcações, não só orientando sobre o tempo, mas também fazendo o papel de tranquilizadora das famílias. Todos os dias os rádios da estação costeira tem um pescador que , depois de vários dias no mar, solicita que uma das duas entre em contato para dar notícias para as famílias ou saber sobre um familiar .
    “Eles estão a milhas de distância, são homens que sentem saudades ou preocupação por isso somos uma espécie de farol, onde sempre vão nos encontrar como amigas para acalmar seus corações.” Disse a Patrícia, que enquanto conversava comigo não tirava os olhos dos rádios comunicadores .
    A relação delas com os pescadores é muito próxima, pois quando  tem algum problema a agonia inicial é justamente da Estação Costeira, que tenta de todas as maneiras buscar uma solução.

    Patrícia gosta de aproveitar o tempo com a família .

    Gisele sonha no futuro ter o seu próprio negócio. A Patrícia já pensa em descansar. “Depois de tantos anos de estresse para resolver os problemas deles e os meus, cheguei ao ponto de começar a sonhar com minha aposentadoria.” Disse a operadora dando gargalhadas.
    As duas tem características marcantes bem diferentes. Gisele acha que a sua seria ser muito amiga e se apega com facilidade enquanto Patrícia é determinada, mas na hora de citar um defeito Patrícia se intitula “Pavio Curto” enquanto a Gisele é mais sentimental e confessa que  demora para esquecer as mágoas.  A coragem do pescador é o que mais chama a atenção da Patrícia. Já a Gisele não rompe os laços familiares e tem uma admiração especial pela mãe .
    Enquanto uma busca a palavra de Deus lendo a bíblia ou fica na internet, a outra tenta nas horas vagas aproveitar a companhia da família, vendo filme, passeando de carro ou ônibus ( Patrícia riu falando disso e afirmou que está passeando mais de ônibus por causa do preço da gasolina.).
    Gisele terminou nossa entrevista com um versículo bíblico : “ quando sou fraco, é aí que sou forte.”  Já a Patrícia finalizou afirmando : “Viva a vida intensamente, como não se não houvesse amanhã”.


    Essas duas mulheres tomam conta dos homens, dando tranquilidade para quem está no mar e na terra. São sem dúvidas “Mulheres Fora de Série.”

    Um comentário:

    1. A Patricia eu conheço minha amiga filha do meu amigo Abel fui mestre de pesca ai em cabo frio e tive o prazer de acompanhar o trabalho dela na estação costeira beijo carinhoso Patricia

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia