• Click aqui

    Encontro debate próximos passos do Programa Coleta Seletiva Solidária.

    Na ultima quinta, dia 27, a prefeita Grasiella Magalhães e secretários se reuniram com os representantes do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) para definir os próximos passos do Programa Coleta Seletiva Solidária em Iguaba Grande.
    Além da prefeita, participaram a coordenadora do Programa Coleta Seletiva Solidária Rosane Mendonça, representantes das secretarias de Trabalho e Ação Social, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Saúde, Segurança e Ordem Pública, Planejamento e Gestão de Projetos e Obras, e Defesa Civil.  
    O Programa Coleta Seletiva Solidária tem o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a gestão integrada de resíduos sólidos, a inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis e a educação ambiental. A Prefeitura de Iguaba já havia firmado contrato com a Cooperativa Central de Logística e Apoio à Natureza (Coopclean), e reformado a usina do bairro Vila Nova.
    Na reunião foram debatidas quais serão as futuras ações para o programa, como a criação de uma área–piloto, onde um bairro será escolhido para realizar a coleta seletiva. Em seguida, após serem identificadas a capacidade de produção e limitações existentes, o programa deverá ser expandido, passando a atender outros bairros.
    Segundo Rosane Mendonça, a participação de gestores municipais é importante para o sucesso da implementação da coleta seletiva. “A criação de um comitê de diferentes secretarias é fundamental, pois são os próprios gestores e moradores que conhecem a região, seus pontos forte, e suas dificuldades. Portanto, é necessário que haja um diálogo”, afirmou.
    A divulgação do Programa é realizada através de materiais impressos, site do Inea, além de oficinas e capacitação em escolas da rede municipal.  Destacam-se também a separação do material orgânico dos lixos, e locais corretos para o descarte de materiais como pilhas e baterias.
    Segundo a prefeita Grasiella Magalhães, a preservação do meio ambiente é uma das prioridades de seu governo. “Firmei um compromisso de preservar as questões ambientais em Iguaba, e a participação no Programa Coleta Seletiva Solidária é um importante passo”, destacou a prefeita.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia