• Click aqui

    Secretaria de Meio Ambiente sinaliza Unidades de Conservação Municipais



    A primeira unidade contemplada foi o Parque Municipal da Boca da Barra

    A Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio (SEMA) está sinalizando as principais Unidades de Conservação (UCs) municipais. A primeira unidade contemplada com placas informativas e educativas foi o  Municipal da Boca da Barra, área utilizada para o lazer e com grande visitação, tanto pela população local quanto por turistas.


    Os próximos parques municipais que serão contemplados pelo Programa de Educação Ambiental, em que o Projeto de Sinalização é parte integrante, será o Parque Municipal de Dunas e o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. O Projeto de Sinalização das UCs está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social.

    Por determinação da Secretária de Meio Ambiente, Vanessa Lima, a SEMA vem realizando em conjunto com a Companhia de Serviços de Cabo Frio (COMSERCAF) a limpeza das unidades de conservação do município. No Parque Municipal da Boca da Barra, área que abrange a Ilha do Japonês, foram retiradas durante todo o ano passado e nos primeiros dias de 2014 mais de dez de toneladas de lixo. Desde o ano passado a COMSERCAF mantêm uma equipe diária na unidade de conservação e instalou 15 lixeiras no local e, em janeiro a secretaria de meio ambiente iniciou a instalação de placas informativas/educativas e a distribuição de folhetos.

    As ações fazem parte do Programa de Educação Ambiental da Secretaria que é realizado em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA). Dez estagiários realizam a distribuição de folhetos informativos sobre a importância do Parque e sacolas para depositar o lixo, com o objetivo de melhorar o nível de informação dos usuários, a proteção e limpeza da unidade de conservação municipal de proteção integral, criada pela Lei Orgânica Municipal de Cabo Frio em 1990. Está sendo, ainda, aplicado um questionário pelos universitários aos frequentadores do local, para identificar o nível de informação sobre a unidade de conservação.

    Além dessas ações, está sendo realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a proibição do estacionamento na área do Parque Municipal sobreposta pelo Parque Estadual da Costa do Sol (PECSOL). O Plano de Ação conta também com a presença diária de uma equipe da Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que orienta o uso público e fiscaliza o comércio ambulante, além da guarda Marítima Ambiental que ordena o tráfego marítimo.

    Durante os meses de janeiro e fevereiro a Secretaria de Meio Ambiente e a UVA estão montando todos os domingos (dias de maior visitação) uma tenda do Programa de Educação Ambiental no Parque Municipal da Boca da Barra, onde técnicos e fiscais da secretaria e estagiários da Uva informam sobre o uso público e a importância do nosso patrimônio natural, histórico e arqueológico, pertencente ao Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio (CDVCF), com inúmeras comunidades vegetais singulares e espécies botânicas endêmicas, como o cacto Pilosocereus ulei.

    Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Cabo Frio, Vanessa Lima, ”o objetivo das ações é o fortalecimento da gestão e o ordenamento da UC, melhorando a qualidade de vida e privilegiando a visitação das famílias, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais e a sua conservação e proteção.” Foram distribuídos durante o mês de janeiro cerca de 500 folhetos e 500 sacolas de lixo por cada dia em que o projeto foi realizado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia