• Click aqui

    Câmara de Cabo Frio vai discutir segurança pública



    Na próxima quinta-feira, às 10 horas, o plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio vai reunir representantes de todas as cidades da Região dos Lagos para uma discussão sobre segurança pública. A ação é uma iniciativa do vereador cabo-friense Emanoel Fernandes (PROS), que desde o ano passado vem mantendo contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Comando Geral da PM, no Rio de Janeiro, solicitando, entre outras coisas, reforço no policiamento local.
    A reunião, que já conta com apoio de Carla Freitas (presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Iguaba Grande) e de Valério Nuno (presidente do Conselho Comunitário de Segurança de São Pedro da Aldeia), terá ainda a presença de representantes de outros Conselhos de Segurança da Região dos Lagos além de prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores, secretários municipais das áreas de segurança e ordem pública, além de representantes do 25º Batalhão, do deputado estadual Marco Figueiredo (PROS), e da própria população.

    - A ideia desta reunião é discutir a segurança da região, criar uma lista de reivindicações unificada, mostrar à polícia a visão que estamos tendo da segurança, e ouvir o que o comando da PM tem a nos propor nesse sentido. Não é de hoje que sabemos que o número de policiais não é suficiente para atender todas as cidades da Região dos Lagos, e isso tem ficado muito claro tanto por conta dos vários assaltos, estupros e assassinatos diários que temos acompanhado há meses pelos noticiários, como pelos fatos dos últimos dias – comentou Emanoel, lembrando da recente troca de tiros próximo à rodoviária de Cabo Frio, e do confronto entre policiais e bandidos que resultou na morte de uma menina de pouco mais de um ano no bairro Boca do Mato.
    Para estreitar ainda mais a relação que começou a manter em 2013 com os órgãos de segurança do Estado, Emanoel Fernandes, Carla Freitas, Valério Nuno e Marco Figueiredo estiveram ontem com o comandante Luis Castro, do Comando Geral da PM, e com o assessor dele, coronel Lima Castro, ex-comandante do 25º Batalhão. A reunião aconteceu no Rio, na sede do comando, e foi agendada por intermédio do deputado estadual do PROS. Além do reforço no policiamento, a construção de um novo Batalhão também fez parte da pauta.
    - O 25º Batalhão foi fundado há 35 anos com um contingente de 500 homens. De lá pra cá nossa região quintuplicou o número de habitantes, mas o contingente da polícia militar cresceu em apenas 300 homens, não passando de 800 policiais hoje em dia. Isso é uma vergonha – criticou o presidente do Conselho de Segurança de São Pedro da Aldeia, que também deixou claro sua insatisfação com as estatísticas apresentadas pela PM sobre a criminalidade na região: “Essas estatísticas estão totalmente furadas. Basta passar alguns dias na região pra perceber isso” – reclamou Valério Nuno.
    Em Iguaba, segundo Carla Freitas, existem apenas cinco policiais militares para cobrir toda a área da cidade. E o resultado disso, segundo ela, é o aumento do número de assaltos e homicídios.
    - Há poucos dias tivemos uma troca de tiros no Centro de Iguaba, coisa que nunca se viu antes. No Rio as pessoas até podem estar mais acostumadas com essa situação, mas nossa região é diferente. Sempre tivemos fama de ser uma região pacata, tranquila, e esse tipo de coisa leva pânico não apenas a uma cidade mas para todas as vizinhas. No dia da troca de tiros em Cabo Frio a gente via o medo estampado no rosto das pessoas em Iguaba. A gente sabe que a estrutura familiar e os projetos sociais também são importantes na luta contra a violência, mas precisamos de mais policiais urgentemente, porque não dá pra Iguaba, por exemplo, ter somente 5 PMs patrulhando uma cidade de 26 mil habitantes – comentou a presidente do Conselho de Segurança de Iguaba.

    Atento às reivindicações, o comandante Luis Castro também recebeu vários ofícios com pedido de reforço no policiamento e construção de um novo batalhão na Região dos Lagos. Ele também recebeu do vereador Emanoel Fernandes um ofício-convite para participar da reunião do próximo dia 20, na Câmara de Cabo Frio.
    - Não vou negar que exista falta de policiais na Região dos Lagos. O problema é que também temos falta de policiais em todo o Estado. Neste momento não temos como tirar PMs de um lugar e levar pra lá: isso seria cobrir os pés e descobrir a cabeça. Por conta disso, também torna-se inviável a construção de um novo batalhão. Se eu tivesse que fazer isso hoje eu não enviaria mais policiais pra região: eu apenas retiraria parte do contingente do 25º para realocar neste novo batalhão, e não acho que isso daria resultado. De qualquer forma me comprometo a fazer um novo estudo sobre a região, mais aprofundado, e ver quais mudanças podemos fazer para melhorar a sensação de segurança junto à população – comentou o comandante.

    Embora nenhuma conquista imediata tenha sido anunciada pelo comando da PM, o deputado estadual Marco Figueiredo considerou o resultado da reunião bastante positivo.
    - Desde o ano passado o vereador Emanoel Fernandes vem mantendo contato com a Segurança Pública do Estado através de requerimentos apresentados por ele na Câmara de Vereadores de Cabo Frio. Este foi o primeiro contato pessoal, e eu tive o prazer de poder ser o intermediador. E como primeiro contato pessoal o resultado foi excelente, porque o comandante pôde conhecer mais profundamente todos os problemas que já tinha ouvido falar por conta dos requerimentos, não apenas pelos depoimentos do Emanoel e dos presidentes dos Conselhos de Segurança de Iguaba Grande e São Pedro, mas também pelas reportagens de jornais da região que eles trouxeram para mostrar o grau de repercussão que a falta de segurança está causando. Acho que este foi apenas o primeiro de muitos contatos que teremos a partir de agora na luta pela melhoria da segurança pública na Região dos Lagos – comentou o deputado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia