• Click aqui

    Turismo recebe peregrinos da JMJ em Cabo Frio


    Equipes do Centro de Atendimento ao Turista estão dando suporte aos estrangeiros. Prefeito Alair Corrêa dá as boas vindas aos jovens

    Cabo Frio está em festa. A cidade  recebeu na madrugada de terça-feira (16/7) mais de 100 peregrinos estrangeiros para a Jornada Mundial da Juventude, que já estão hospedados nas casas de famílias voluntárias da Igreja Católica. Na segunda (15/7), dois deles se anteciparam e chegaram à cidade: são os padres nigerianos Charles e Jude e dizem que já estão se sentindo em casa.

    Ao todo serão 12 dias dos visitantes em Cabo Frio.  É a Semana Missionária, que já está acontecendo e funciona como uma preparação para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 do mesmo mês, no Rio de Janeiro.

    Junto com os missionários da Igreja Católica, a Prefeitura de Cabo Frio, através de uma equipe da Secretaria de Turismo está trabalhando incansavelmente junto aos peregrinos nigerianos que estão na paróquia Nossa Senhora da Assunção, no centro.

    A responsável designada da SECTUR, Lúcia Helena Gonçalves e os atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) estão acompanhando cada passo dos visitantes, com orientações da cidade.

    Na terça-feira, os turistas estiveram visitando diversos lugares históricos na cidade: Charitas, Museu da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, atrações culturais ao longo do Canal do Itajuru e outros pontos da região.

    A missa solene aconteceu às 18 horas, na Igreja Matriz Auxiliar e foi celebrada em latim, pelo Bispo John Aya, com mais de 30 sacerdotes, e cerca de 3 mil fiéis, uma verdadeira festa das nações, onde estiveram presentes as autoridades da cidade e o prefeito Alair Corrêa, que deu as boas vindas a todos os visitantes.

    Também foi encenada uma via-sacra no Morro da Guia e em seguida, por volta das 20h30, em um palco na praça Porto Rocha; aconteceram shows de capoeira, samba e músicas populares, com o objetivo de apresentar a cultura brasileira em um aspecto mais abrangente.

    - Na ocasião cultural também se concentraram peregrinos oriundos da Venezuela e Argentina. Uma grande emoção marcou o momento em que todos se encontraram, os nigerianos foram aplaudidos pelo grupo de Cabo Frio, os estrangeiros em retribuição cantaram um trecho de um hino conhecido de sua terra. Momento de alegria que chamou atenção de todos no saguão. Após tantos meses de preparação, chegou o encontro que somente Jesus Cristo pode promover – comemorou o padre Ricardo Mota, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

    O padre Ricardo informou ainda que, com o canto oficial da Jornada Mundial da Juventude, em português, inglês e espanhol, toda a comunidade da paróquia Nossa Senhora da Assunção recebeu peregrinos e vizinhos das Igrejas dos bairros de São Cristóvão, Jardim e Unamar.

    - Uma verdadeira Assembléia de Deus onde todos se entendiam. Cada nacionalidade trouxe sua bandeira e tradições. Nossa Senhora da Assunção agradece a todas as autoridades presentes, o prefeito municipal Alair Correia e todos os seus secretários, vereadores, deputados e ainda os sacerdotes presentes, sacerdotes acompanhantes das comitivas estrangeiras da Venezuela e Argentina, como irmãos e irmãs que em tudo ajudaram a dar glória a Deus – concluiu o sacerdote.

    A Semana Missionária em Cabo Frio conta com a parceria das secretarias de Turismo, Eventos, Transporte, Comunicação, Ordens Públicas, Cultura e as paróquias da cidade: Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora de Fátima, São Pedro e São Paulo e São Cristóvão.

    Texto e fotos: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia