• Click aqui

    Guarda Municipal de Búzios comemora 10 anos com aumento do efetivo e nova sede


    Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, a Guarda Municipal de Búzios está em festa. A data celebra 10 anos de existência da corporação que, somente este ano, já implementou diversas mudanças refletidas na melhoria do fluxo no trânsito e no aumento da segurança em pontos turísticos e ruas da cidade. A celebração de uma década de serviço começou no domingo, dia 30, com uma missa na Igreja Católica de Manguinhos. Hoje, a data será lembrada com um culto na Igreja Metodista do Centro, às 19h. Já no próximo sábado, dia 6, a partir das 9h, o setor realiza um churrasco de confraternização em Baía Formosa, a partir das 9h.
    Nos últimos seis meses, o setor sofreu uma reestruturação sem precedentes. Além de ter dobrado o efetivo, investiu na reforma de viaturas e replanejou a atuação dos guardas que, agora, trabalham em duplas e estão presentes em todo o município. Também foi realizado um curso de capacitação voltado para os novos guardas municipais, recém-convocados em dezembro e oriundos do último concurso público realizado no município. Ao todo, 109 novos agentes participaram do curso que incluiu aulas teóricas e práticas sobre noções de primeiros socorros, segurança física das instalações, Direito Civil e Penal, combate a incêndios e técnicas de abordagem, dentre outros temas.
    “O guarda municipal tem a responsabilidade de orientar os condutores a respeitarem o Código de Trânsito. Para isso, ele também precisa saber como abordar as pessoas, de forma adequada e com gentileza, mas impondo respeito. A capacitação visou oferecer a técnica ao agente, mas também ensiná-lo a tratar a população devidamente”, afirmou Gilberto Martins, comandante da Guarda Municipal de Armação dos Búzios.
    Contando, atualmente, com oito viaturas e quatro motos, a Guarda Municipal de Armação dos Búzios iniciou o ano com uma frota muito reduzida, mas que foi recuperada em tempo recorde: em um mês e meio, os veículos receberam manutenção e voltaram a circular três viaturas que estavam sucateadas e duas motos inutilizadas além de um microônibus para o transporte de fiscais de postura e guardas municipais para operações no município. Além disso, um apoio direcionado ao setor turístico, um dos principais propulsores da economia no município, passou a ser feito com um novo planejamento: para manter a segurança, uma viatura e duas motos realizam, diariamente, rondas nos principais pontos turísticos e o Pórtico passou a ter guardas municipais de plantão 24h que inibem a entrada de ônibus irregulares na cidade
    “Até o final do ano passado, a fiscalização no município era feita de forma muito  precária, ineficiente. Não havia guardas municipais nas praias e pontos estratégicos da cidade, com grande fluxo de pessoas. Assim que a nova gestão assumiu em janeiro, houve uma reformulação do sistema e locais como Travessa da Policlínica, Câmara Municipal, Praia da Ferradura e Praia de João Fernandes passaram a ter uma fiscalização constante. Com o dobro de agentes nas ruas e trabalhando em duplas, o trabalho da guarda municipal vem recebendo elogios da população e incentivo dos turistas”, completou ele. 
    Contudo, mesmo com o setor reformulado, a meta é a concretização, em breve, de projetos como campanhas de educação no trânsito e a instalação de mais um estacionamento para motos no Centro da cidade. A sinalização viária também será refeita, com a pintura de faixas de pedestres, colocação de mais placas de sinalização e, ainda, a regulamentação de carga e descarga de valores, os chamados carros-fortes, junto ao Departamento de Transportes.
    Outra novidade é que a Guarda Municipal ganhará nova sede, futuramente: em fase de planejamento das obras, a previsão é que, no prazo de 30 dias, o setor esteja devidamente instalado no Centro da cidade, em um imóvel localizado em frente à Praça Santos Dumont.
    Histórico - Com a emancipação política administrativa do município de Cabo Frio em 1996, Búzios contou, durante um período, apenas com guardas municipais contratados e remanescentes da Guarda Municipal de Cabo Frio.
    Em 2002, foi realizado o primeiro concurso público para a categoria da Guarda Municipal de Búzios, cujo total de vagas era: 150  para homens e 15 para mulheres. Naquele momento, foram convocados 154 homens e 20 mulheres com início do serviço em 1º de julho de 2003.
    Em dezembro de 2009, o setor implantou uma comissão de guardas para reivindicar o seu Plano de Cargos, Carreiras, Regimento Interno e o Código de Ética Profissional da GMAB, conquistando a Lei complementar 25 e 26. Três anos depois, foi realizado o segundo concurso público visando aumentar o efetivo e que resultou na posse de 91 homens e 14 mulheres, totalizando 105 agentes com a nomenclatura Guarda Classe III.
    Atualmente, a Guarda municipal conta com 28 Guardas Patrimoniais e 265 GMs, sendo 234 homens e 31 mulheres. O trabalho é desenvolvido com 11 viaturas, um microônibus e três motos para o patrulhamento de toda a cidade. Visando um melhor atendimento aos estudantes e turistas, foram implantados, recentemente, as rondas escolares e turísticas que vêm sendo aprimoradas dia a dia. A Guarda Municipal desenvolve, ainda, um trabalho educativo na rede de ensino municipal, através do Programa Cuca Fresca no campo da prevenção primária ao uso de drogas, educação e segurança para o trânsito, violência em geral, ética e cidadania.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia