• Click aqui

    Cabo Frio lança as Diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental





    A Secretaria Municipal de Educação (SEME) realizou, na tarde da última segunda-feira, dia 26 de novembro, a Cerimônia de Lançamento das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Ambiental, no Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi. O evento contou com a presença de profissionais da rede municipal de ensino e de representantes de vários municípios da Região.
    A Secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto, elogiou o empenho da Comissão e de sua presidente, Krystina Célia, que trabalharam na elaboração das Diretrizes:
    - Agradeço profundamente à Comissão Especial pelo trabalho incansável, assim como a todos os envolvidos nesse projeto e aos diretores que participam de todos os projetos de educação ambiental propostos pela SEME. Espero que essas Diretrizes sejam amplamente utilizadas nas escolas.
    A Presidente da Comissão Especial para elaboração das Diretrizes, Krystina Célia da Silva Correia, falou sobre o início da construção do documento:
    - Nossas 87 escolas já vêm trabalhando as questões socioambientais no seu dia a dia, além dos vários projetos que chegam à SEME, por isso, havia a necessidade de construir esse documento que vem nortear o trabalho de educação ambiental.
    Secretária do Conselho Municipal de Educação de Cabo Frio (CME), professora Ana Cláudia Rodrigues Thomazelli, falou sobre a Comissão que elaborou o documento:
    - Participei do início da Comissão e posso dizer que o grupo, realmente, levou a sério, como todo o trabalho que é feito na Secretaria Municipal de Educação.  O grupo valoriza aquilo que faz, pesquisa e estuda, não mede esforços pelo bem da educação no nosso município. É muito gratificante ver mais um trabalho concluído, pautado de acordo com as legislações nacionais.
    A professora e pesquisadora do Instituto Federal Fluminense, Dalila Silva Mello, falou sobre a relevância das Diretrizes:
    - O que chama a atenção no documento é a consistência teórica, a revisão da legislação, a transdisciplinaridade, transversalidade e as pactuações, sendo elaborado por professores locais.
    A geógrafa Gisele Ferolla Vasconcelos, da Escola Politécnica de Zurique, na Suíça, apresentou um vídeo sobre Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e o Projeto Super Feras, destacando a importância do geoparque para a educação e vice-versa:
    - É importante conscientizar a criança, que é um agente multiplicador, e trazer o prazer da aprendizagem para fora da sala de aula.
    O orientador educacional Wellington Rodrigues Galvão, um dos membros da Comissão, falou sobre o passo a passo da elaboração do conteúdo das Diretrizes, ressaltando que se trata de um documento pioneiro em nossa Região.
    Para encerrar o evento, o professor Luis Felipe Gonçalves, da E. M. Ver. Leaquim Schuindt, representando todos os professores da rede, apresentou o projeto Leaquim Fashion Week, desenvolvido durante o ano visando à conscientização, à criatividade, à reciclagem trabalhando conceitos, como: a interdisciplinaridade, a sustentabilidade e a diversidade, entre outros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia