• Click aqui

    Artista plástico Carlos Mendonça faleceu neste domingo, 1º de julho



    Faleceu, ontem, dia 1º de julho, de complicações geradas por um câncer, o artista plástico Carlos Mendonça. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Santa Izabel.
    Nascido em 1930 em Teresópolis, Carlinhos Mendonça, como é conhecido, começou a pintar ainda criança, chegando a frequentar aulas de desenho tradicional em gêneros como natureza morta e modelo vivo na Escola de Artes Plásticas de Niterói, mas apreciava mais o conhecimento extra-classe, e após dois anos de estudo decidiu pintar ao ar livre.
    Em 1953, Carlinhos pegou um trem e veio para Cabo Frio para trabalhar como leitor de Código Morse. Neste mesmo trem viajava também um monge da Ordem Franciscana, com o qual Carlinhos logo fez amizade. O monge ofereceu a ele um espaço na torre sineira do Convento Nossa Senhora dos Anjos para que ele instalasse seu atelier ali e produzisse sua arte. Carlinhos ficou ali por dez anos, amadureceu sua técnica e floresceu, pintando proficuamente as paisagens cabofrienses, sua gente, autorretratos e belíssimas marinhas, entre outros. Foi amigo de Carlos Scliar, Djanira, José de Dome, Jean Guillaume e Carlos Bracher:
    - Carlos Mendonça é um nome de proa na pintura nacional pela importância de sua obra na história das artes da Região dos Lagos e do Brasil. O conjunto de sua obra envolve o espectador num universo muito particular – disse José Antônio Mendes, amigo e curador da exposição do artista.
    Para o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia, ter Carlinhos Mendonça em Cabo Frio foi um grande motivo de orgulho para a cidade:
    - Carlinhos Mendonça foi um dos artistas plásticos mais importantes de Cabo Frio. Em 2010, quando ele completou 80 anos, fizemos uma exposição no Museu José de Dome – Charitas, e pudemos ver como Carlinhos Mendonça, inquieto como era, enveredava por uma nova perspectiva de pintura. Foi um privilégio para Cabo Frio tê-lo como um artista plástico radicado em nossa cidade – afirmou ele.

    Texto e foto : Viviane Rocha .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia