• Click aqui

    Cabo Frio combate violência contra idosos




    O combate aos maus tratos praticados contra idosos está em evidência neste mês de junho. Entre os dias 10 e 16 acontece a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa e a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), aderiu a campanha e desenvolverá diversas atividades com objetivo de despertar na população o reconhecimento de que cuidar do idoso e preservar seus direitos é dever de toda a sociedade.
    Para a ação nacional desenvolvida sob o tema “Rompendo o Silêncio” Cabo Frio mobilizou os Departamentos de Proteção Social Básica e Especial da SEMAS, através das participações da Coordenadoria Geral da Melhor Idade (COGEMEI), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Municipal do Idoso (COMUDI).
    Durante a campanha os sete CRAS do município, instalados nos bairros Jardim Náutilus, Manoel Corrêa, Monte Alegre, Praia do Siqueira, Jardim Esperança, Jacaré e Unamar no Segundo Distrito, receberão equipes técnicas do CREAS compostas por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e orientadores sociais.
    - Os profissionais oferecerão palestras sobre maus tratos contra idosos e as formas de combater este crime que, ao contrário do que muitos pensam, atinge famílias de todas as classes sociais. Quem participar dos eventos receberá ainda orientações sobre como denunciar anonimamente a prática de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa – afirmou a Secretária de Assistência Social de Cabo Frio, Olívia Sá.
    No CEMI (Centro Especializado da Melhor Idade), que funciona próximo ao trevo das avenidas Joaquim Nogueira e Teixeira e Souza, no bairro São Cristóvão, haverá palestras voltadas aos idosos que frequentam o local bem como aos seus familiares.
    Na quarta feira, dia 14, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa estará em Cabo Frio para ministrar curso de capacitação destinado a conselheiros e suplentes de Conselhos Municipais dos Idosos (COMUDI) de cinco municípios da região da Baixada Litorânea. Além de Cabo Frio (município sede), também participarão da capacitação representantes dos conselhos de idosos de Maricá, Saquarema, Iguaba Grande e Arraial do Cabo. Ao todo, 50 conselheiros passarão pelo processo de especialização que acontecerá no campus da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, na estrada de Perynas.
    Para fechar a participação de Cabo Frio na Semana Nacional de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará na sexta feira, 15 de junho, um grande evento na Praça Porto Rocha, onde serão instaladas tendas para a prestação gratuita de serviços de aferição de pressão arterial, de glicose, atendimento jurídico, exposição de artesanato produzido por idosos, além de distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso e material educativo sobre o tema central da campanha.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia